CARBONARA

carbonara_foto2Eu amo massa fresca sabe? Mas sabia que o Carbonara deve ser feito com massa seca? Não estou dizendo que não pode ser caseira, mas deve ser seca.  A cozinha italiana em geral me fascina. Acho extraordinário cozinhar com tão poucos ingredientes e fazer algo espetacular. O cuidado com que os italianos têm com o ingrediente e com a comida é algo que me inspira e guia.

O Carbonara é um clássico que não sai de moda nunca. A receita original leva ovos, guanciale que é uma carne das bochechas do porco, queijo pecorino e pimenta do reino. Mas vou ensinar uma outra versão, ainda clássica, substituindo a carne pela pancetta ou bacon e o pecorino por um bom parmesão para facilitar a vida de todos.

O Carbonara Perfeito é aquele em que os ovos não passam do ponto.  E tudo é uma questão de temperatura da massa que não pode estar muito fria ao ponto de deixar as gemas cruas, nem muito quente ao ponto de cozinhar elas virando uma massa com ovos mexidos.

RECEITA PARA 2 PESSOAS:

  • 150 gr de espaguete;
  • 100 gr de bacon ou pancetta;
  • 1 dente de alho;
  • 3 gemas;
  • ¼ de xícara de vinho branco seco (opcional) eu não coloco sempre;
  • ½ xícara de Pecorino ou um bom parmesão ralado fino na hora;
  • Azeite;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino moída na hora.

PREPARO: Esquente água com sal numa panela para cozinhar a massa. Enquanto isso, numa frigideira grande frite o bacon picado até dourar. Coloque o alho inteiro, só amassadinho, e deixe pegar gosto. Descarte o alho. Se optar pelo vinho, regue agora em cima do bacon, deixe ferver uns minutos e desligue, retire da frigideira. Quando ferver a água da massa coloque-a e deixe o tempo que está no pacote. Enquanto isso coloque numa travessa pequena as gemas e o queijo ralado. Misture bem. Tempere generosamente com pimenta. Coloque essa mistura na mesma frigideira que fritou o bacon (não pode estar muito quente). Assim que a massa tiver pronta, não escorra, pegue-a com pegador de macarrão e vá adicionando à mistura de gemas (com a frigideira desligada) e mexa vigorosamente para que a gema não cozinhe com o calor do macarrão e faça um creme. Se precisar adicione um pouco da água do cozimento porque tem farinha e vai engrossar o seu molho. Ajuste o sal. Coloque no prato, salpique o bacon e moa pimenta do reino para servir.

 

Se quiser deixar o molho mais aveludado, adicione creme de leite fresco ou nata na mistura de gemas.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s