Beterraba assada

E esse tubérculo maravilhoso, lindo e que assado fica ainda mais gostoso!?
Ele combina muito com todas as carnes, mas esse foi acompanhamento do mignon suíno que fiz essa semana; ficou sensacional os dois juntos!
A #beterraba assada, carameliza gente…é um sabor bem diferente da cozida (confesso que aqui em casa dificilmente faço a cozida). Além disso, seus nutrientes se preservam muito mais dessa forma. *
*
*
Lave com escovinha a quantidade de beterraba desejada, corte-as como na foto (em 2, depois em 4 e se precisar em 6 pedaços). Não retire a casca. Distribua numa assadeira untada, regue com azeite, sal, pimenta do reino, umas ervas frescas de sua preferência (o tomilho combina muito bem). Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 40 min. Retire o papel alumínio, coloque uns pedaços de manteiga em cima de cada uma delas (se precisar pode regar com mais azeite); alho a gosto bem picadinho e misture com uma colher. Devolva ao forno por mais uns 30 min ou o tempo suficiente para que esteja assada. Atenção: ela não fica mole como quando cozida. Seu ponto é al dente.