Bolo de baunilha

A saga do bolo de baunilha feito com soro de leite chegou fim 🙌🏻. Vocês viram como insisti nele né? E só tem um motivo: é um espetáculo de bolo. PERFEITO! O bolo de bolo, mais simples, mais fofo e mais gostoso que já fiz e comi na vida! Aprendi há poucas semanas que posso substituir o líquido das receitas de bolo e pães, pelo soro do leite que sobrou da receita da ricota (mas pode ser de qualquer outra receita que sobre o soro do leite); enquanto não fiz, não sosseguei, pq já tinha feito bolos com buttermilk (não o original; improvisado), e imaginei ter a mesma finalidade: uma fermentação diferente que deixa a massa leve e fofa demais. E foi isso que aconteceu. O sabor, ficou incrível e a baunilha de verdade ajudou muito nisso.

EXPERIMENTEM AO MENOS UMA FATIA COM GELÉIA DE FRUTAS VERMELHAS (só me contem depois 😜). ______________________
☑️200 gr de manteiga levemente amolecida;
☑️ 1 xícara e 1/2 de açúcar refinado;
☑️ 4 ovos caipira;
☑️ raspas de 1 limão siciliano (pode ser o galego) opcional;
☑️ 1 colher de chá de pasta de baunilha (ou 1/2 fava);
☑️ 1 xícara de soro de leite;
☑️ aproximadamente 1 xícara e mais 1/3 de farinha de trigo;
☑️ 1 colher de sopa de fermento.

PREPARO: bata a manteiga com o açúcar e raspas de limão, até ficar um creme mais branco. Acrescente os ovos um a um, batendo um pouco cada vez. Em seguida coloque a baunilha e o soro. Bata em velocidade baixa até misturar. Vai talhar, é normal. Acrescente a farinha peneirada e misture devagar com um batedor de arame ou uma espátula. Fica uma massa mais encorpada. Por último o fermento, misture e coloque pra assar em forno pré aquecido a 170° por uns 30 min (faça o teste do palito). _________________________
Atenção: utilize uma forma simples sem desenhos pq a massa é muito delicada e tende a grudar. Unte bem a forma com manteiga e farinha ou desenformes (pode ser comprado ou misture a mesma medida de manteiga, óleo e farinha e passe com um pincel). Assei em forma tipo pudim com 22 cm.