Esfirra

Eu já imagino uma travessa cheia dessa esfirra, coberta com um paninho de prato, deixada em cima da mesa, pra cada um que passar, levar uma, duas…FÉRIAS QUE FALA NÉ? Repostando essa receita de esfirra irresistível! Massinha fofa, recheio caprichado, suculento e com temperos árabes..dos parentes árabes mesmo gente! 😄Salvem e façam! Difícil comer uma só! Quero ver muitas esfirras na casa de vocês.
_______________
Receita para 30 a 35 esfirras médias:
*
*
*
Massa:
☑️ 30 gr de fermento biológico fresco ou 10 gr do seco;
☑️ 1 colher (sopa) de açúcar;
☑️ ½ colher (sopa) de sal;
☑️ 1 copo de leite morno (200 ml);
☑️ 1 copo de água morna;
☑️ ½ copo de óleo;
☑️ 600 gr a 800 gr de Farinha de trigo (até dar o ponto de desgrudar das mãos);
Preparo: Em uma travessa redonda, coloque o fermento, o açúcar e o sal e misture. Adicione então os liquídos até ficar homogêneo. Vá misturando o trigo aos poucos até que a massa desgrude das mãos. A massa fica fofa e elástica. Unte uma forma com óleo e faça bolinhas do tamanho de ping pong, deixe um espaço entre elas e coloque pra descansar e crescer por uns 30 minutos. *
*
*
Enquanto isso, faça o Recheio:
☑️ 500 gr de carne magra moída;
☑️ 2 tomates médios em cubos pequenos;
☑️ 1 cebola grande finamente picada;
☑️ 1 dente de alho picadinho;
☑️ 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
☑️ ½ limão espremido;
☑️ 1 colher de sobremesa de tempero árabe
☑️ hortelã e salsinha frescos a gosto;
☑️ sal e pimenta à gosto
PREPARO: Misture tudo. Quando a massa estiver crescida, abra em um pires pra facilitar, recheie e molde as esfihas. Pincele com gema de ovo e coloque assar em forno pré aquecido a 180° até que fiquem douradas. DICA DE ÚLTIMA HORA BEM LEMBRADA POR UMA SEGUIDORA: polvilhem a forma com fubá para assar as esfirras. Fica mara!
_____________________