Granola

Se vale a pena fazer em casa? Toda vida! A escolha do ingrediente que você prefere vem junto com os benefícios pela escolha saudável dos mesmos, como por exemplo o óleo de côco que coloquei no lugar do óleo comum. Vou passar a base, ou seja, os ingredientes que devem ir sempre e os ingredientes que eu utilizei na minha e que podem ser modificados. 

Base de toda granola:
☑️ 4 xícaras de aveia grossa (usei sem glúten);
☑️ 1/4 de xícara de açúcar mascavo;
☑️ 1/2 xícara de um óleo (usei óleo de côco);
☑️ 1/4 de xícara de mel ou melado.
Ingredientes livres (os que utilizei):
☑️ 1/4 de xícara de lascas de côco;
☑️ 1/4 de xícara de amêndoas (pode ser nozes, castanhas etc);
☑️ 1/4 de xícara de avelãs;
☑️ 1/4 de xícara de semente de girassol (tem várias sementes disponíveis);
☑️ 1/4 de xícara de damasco seco picado;
☑️ 1/4 de xícara de uva passa;
☑️ 1/4 de xícara de cranberry.

Preparo: misture todos os ingredientes com exceção das frutas e leve em uma forma grande (para espalhar bem) no forno pré-aquecido a 160º por 30 minutos. A cada 10 minutos você deve tirar do forno e misturar tudo novamente para que asse uniformemente. Depois, retire do forno e misture com as frutas. Espere esfriar para colocar num pote com tampa. Coma com frutas, com iogurte etc. 

Para fazer a barrinha, derreta 300 gr de chocolate meio amargo no microondas (cuidado para não ficar muito tempo, nem ter contato com nenhuma gotinha de água, pq depois o chocolate pode derreter fora da geladeira) e adicione metade dessa granola. Misture bem e despeje numa forma untada com manteiga, pressionando a mistura contra a base usando as mãos ou uma colher (tentar deixar bem retinho). Coloque na geladeira e espere o chocolate endurecer. Corte no formato e tamanho que desejar.