Merluza austral com creme de espinafre e amêndoas tostadas

MERLUZA AUSTRAL COM CREME DE ESPINAFRE E AMÊNDOAS TOSTADAS.

☑️ 1 kg de merluza austral ou outro peixe branco de água salgada que tenha uma altura boa (CONGRIO, ROBALO…);
☑️ 2 maços de espinafre (ou 1 pacote de 400 gr congelado);
☑️ 100 gr de grana padano;
☑️ 1 xícara de amêndoas laminadas;
☑️ 600 gr de creme de leite fresco ou nata;
☑️ 1 cebola ralada;
☑️ 3 dentes de alho;
☑️ 1 colher de sopa de estragão seco;
☑️ manteiga;
☑️ azeite;
☑️ suco de 1 limão;
☑️ sal e pimenta do reino a gosto.

PREPARO: Comece temperando o peixe com sal, pimenta e o suco de limão. Reserve. Deixe uns 30 minutos. Numa panela refogue com 1 colher de manteiga e um fio de azeite, 2 dentes de alho, 1/2 cebola uns minutinhos. Acrescente as folhas de espinafre picadinhas ou as congeladas. Tempere com sal, pimenta e o estragão. Deixe murchar e acrescente 100 gr de creme de leite. Reserve. Coloque o peixe pra assar numa travessa untada com azeite e coberta com papel alumínio, em forno pré aquecido a 180°. O tempo vai depender da altura do peixe. Se juntar muita água, deixe os ultimo 10 minutos sem papel alumínio.
Enquanto isso, em outra panela frite o restante do alho e da cebola, tbem na manteiga e com um fio de azeite e acrescente o restante da nata, sal, pimenta, nos moscada e o queijo grana padano ralado. Mexa até virar uma mistura homogênea. Numa frigideira salteie as amêndoas para dar uma leve tostada. Quando o peixe ficar pronto sirva como na foto (espinafre embaixo, creme em cima com amêndoas e um pouco de queijo laminado) ou na travessa (pode colocar o espinafre primeiro, depois o creme, amêndoas e lâminas de grana padano). *
*
*
Uma outra opção é fazer o bechamel no lugar do creme de queijo. Fica mais suave e muito saboroso tbem. Daí o queijo vai só em lâminas ou ralado no final.