Nhoque de batata doce roxa

Nhoque de batata doce roxa não é só lindo, é maravilhoso! Com esse pesto de manjericão ficou sensacional. Super fácil! Vocês gostam de receitinhas assim? 💜

_________________________
Nhoque de batata doce roxa com pesto de manjericão:
☑️ 5 batatas doces;
☑️ 1/2 xícara de farinha (aproximadamente);
☑️ 1 gema;
☑️ 2 colheres de sopa de parmesão ralado na hora no fino;
☑️ sal.
PREPARO: lave as batatas e coloque numa travessa e leve úmidas ainda ao microondas com papel por cima, por mais ou menos 8 minutos ou até ficarem cozidas. Descasque e amasse-as imediatamente. Espere esfriar. Depois acrescente a gema, sal, parmesão e por último a farinha pq a quantidade vai depender muito da água da batata, gema etc. O ponto é de desgrudar das mãos. Numa superfície lisa e enfarinhada faça cilindros e corte os nhoques. Cozinhe rapidamente (quando subir na água) em água fervente com sal e azeite.
_________________________
PESTO DE MANJERICÃO:
☑️ folhas de 1 maço grande de manjericão (2 xícaras cheias no mínimo);
☑️ 1/2 xícara de nozes;
☑️ 1/3 de xícara de parmesão ralado fino na hora;
☑️ 1/2 dente de alho;
☑️ sal e pimenta;
☑️ azeite até o ponto de molho.
PREPARO: coloque todos ingredientes secos no liquidificador e 1/3 de xícara de azeite e comece a bater. Vai adicionando mais azeite até o ponto de molho. Sirva com o nhoque; não muito pq ele é gorduroso.
_____________________________
Se quiser usar farinha somente para enrolar o nhoque, grelhe eles na manteiga com sálvia rapidamente dos dois lados ao invés de cozinhar na água. Mas tem que cuidar pra não ficar gorduroso.