Quiche

 

Eu amo isso gente! #quiche é perfeita para um brunch, mas ela também é uma mão na roda pra quando vc quer arrasar num chá ou num café da tarde. Sabia que embora ela seja muito tradicional na França, ela é de origem alemã? Ela veio do reino medieval da Lorena e por isso os franceses a batizaram de “Quiche Lorraine”, que é a torta com ovos e bacon. Depois ela foi sendo modificada e hoje temos muitos sabores de quiche.
______________________
Massa:

☑️250 gr de farinha de trigo;
☑️125 gr de manteiga;
☑️1 gema;
☑️ 1 pitada de sal;
☑️ 50 ml de água.
Preparo: misture o sal e a farinha e passe por uma peneira, junte a manteiga em temperatura ambiente e amasse com as pontas dos dedos até esfarelar. Junte a gema e a água, trabalhe a massa até ficar homogênea. Cubra e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora. Abra a massa sobre uma superfície com farinha, forre o fundo de uma forma de aro removível de aproximadamente 25 cm de diâmetro, fure a massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 25 minutos.
______________________
Recheio:

☑️ 600 gr de creme de leite fresco ou nata;
☑️ 5 ovos;
☑️250 gr de bacon picadinho;
☑️ 2 talos de alho poró picados;
☑️noz moscada a gosto;
☑️ sal e pimenta;
☑️ parmesão ralado na hora (opcional).
Preparo: refogue o bacon e em seguida acrescente o alho poro. Tempere com sal e pimenta e reserve. Bata os ovos e tempere-os com sal, pimenta e noz-moscada. Aqueça o creme de leite fresco e em seguida tire a panela do fogo para juntar os ovos e NÃO pare de mexer, de preferência com um batedor de arame. Junte ao Creme o recheio escolhido e coloque sobre a massa pré assada e cubra com parmesão. Coloque a quiche no forno novamente,agora a 160º de 30 a 40 minutos ou até dourar.