Ragu de ossobuco

☑️ 1,5 kg de músculo, uns pedaços com osso e tutano;
☑️ 1 cebola grande picada;
☑️ 4 dentes de alho picados;
☑️ 70 gr de bacon picado;
☑️ 1 cenoura picada em cubos;
☑️ 2 talos de salsão picados (mesmo que não goste, coloque pq ele é altamente saboroso, por isso que vai em todas as receitas de caldo);
☑️1 lata de tomate pelado em cubos com o líquido;
☑️ 1 colher (sopa) de extrato de tomate (não usei ontem);
☑️ 1/2 xícara (chá) de azeitona preta sem caroço e picada;

☑️ 1 xícara (chá) de vinho tinto seco;
☑️ medida de água suficiente pra cobrir a carne;
☑️ 1 folha de louro;
☑️ 1 colher (chá) de orégano ou tomilho seco;
☑️ azeite;
☑️ sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.
_____________________________
Modo de preparo: corte a carne em cubos de 5 cm (Descartes somente a gordura de fora) e deixe em temperatura ambiente. Numa panela de pressão sele a carne com azeite aos poucos pra não juntar água. Retire e reserve. Na mesma panela frite o bacon até dourar, em seguida refogue o alho, depois cebola, deixe dourar, aí a cenoura o salsão e o louro. Refogue essa mistura uns 3 minutos em fogo médio pra baixo; tempere com sal e pimenta, adicione o extrato de tomate, o tomate pelado, a mesma medida de água, o vinho e o orégano ou tomilho. Mexa apenas por 1 minuto para perfumar. Acrescente a carne e cubra rente à elas com água (suficiente pra cozinhar). Feche a panela, aumente o fogo e deixe cozinhar por 50 minutos depois que a pressão pegar. Depois disso, abra a panela e se tiver muito caldo ainda, deixe ferver mais com a tampa aberta até reduzir. Amasse com uma escumadeira para a carne desfiar e misturar bem aos ingredientes. Coloque as azeitonas, acerte o sal e ervas frescas de sua preferência. Aqui foi cebolinha e manjericão.
________________________________
Montei esse lanche com pão italiano, um fiozinho de azeite, o ragu, pedacinhos de mussarela de búfala, bastante rúcula e broto de alfafa. Sal, pimenta e mais um azeitinho e sirva.